Boletim Semanal do Clima

Estudantes da Universidade de Rio Verde (UniRV) visitam o Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira tem suas atividades alicerçadas em três pilares básicos: ensino, pesquisa e extensão. Recebemos desde pesquisadores, produtores de alimentos, estudantes e membros da comunidade em geral, que possuam interessem em temas correlatos á agricultura irrigada para informações e treinamentos. Assim aconteceu nesta sexta e sábado (2 e 3 de junho de 2017) onde a equipe da AHI recebeu alunos da Universidade de Rio Verde (Goiás) no Laboratório de Hidráulica e Irrigação para realização de aulas práticas.

Confira como foi a programação:

Sexta Feira

Os alunos foram recebidos no Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP pelo Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, Coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, que apresentou sua equipe, deu as boas vindas aos estudantes e ainda fez uma abordagem geral sobre o que os alunos iriam conhecer ao longo do dia. Destacou também a comunicação praticada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, tendo a democratização do conhecimento e da informação e a transparência de ações como um dos fundamentos do trabalho coordenado por ele.

Em seguida a graduanda em Agronomia Júlia Trindade fez a apresentação da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista e do Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, que são operados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP, ensinando aos visitantes como acessar os dados e como as informações são transmitidas.

Diego Feitosa explicou todo o funcionamento das estações automáticas e seus receptivos sensores que puderam ser conhecidos na visita à Estação Agrometeorológica de Ilha Solteira e assim vivenciaram na prática todo o processo coleta de dados em tempo real e disponibilização dos dados para a sociedade com a atualização a cada cinco minutos no Canal CLIMA da UNESP, incluindo a evapotranspiração, necessária para se realizar o manejo correto da irrigação.

De volta ao Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP, a graduanda em Engenharia Civil e Bolsista PROEX Giulia Marcucci, que é a responsável pelas atividades desenvolvidas na extensão, apresentou o projeto de Planejamento e Gerenciamento Hidroagrícola e Ambiental, mostrando qual a importância da manutenção e estatísticas dos 6 canais de comunicação operados pela da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e das nove estações agrometeorológicas e a área de abrangência do monitoramento ambiental.

Sábado

O sábado teve inicio com o orientado de gradução Iuri da Nobrega, que abordou a correta montagem de um sistema de irrigação e, após uma aula de avaliação de diferentes sistemas de irrigação, acompanhou os alunos na avaliação do Coeficiente de Uniformidade de Christiansen em um sistema de irrigação convencional.

Após isso, Mariele Squizato ensinou aos alunos os cálculos de Evapotranspiração de Referência em lote e diário com o Software SMAI - Sistema para Manejo da Agricultura Irrigada, seguida pelo estudante de Doutorado e Técnico da UNESP Ilha Solteira Diego Feitosa ensinou o manejo da irrigação via solo com uma aula prática de manejo em citrus com o auxílio de tensímetros.

O estudante de mestrado Alberto Arroyo apresentou o manejo da irrigação via Clima, com base em estimativa de Evapotranspiração e coeficientes de cultura (Kc).

A visita teve fim com a mestranda no Programa de Pós Graduação em Produção Vegetal, e líder do labortório, Emanoele Amendola, que discorreu sobre a qualidade da água a ser utilizada na agricultura irrigada e a importância da utilização de filtros em diferentes sistemas de irrigação.

Agradecimento

O Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez além das boas vindas fez uma consideração sobre as atividades coordenadas pela sua Equipe ao receber visitantes, fazendo questão de agradecer a presença todos: "a presença de vocês aqui tem um significado muito importante para nós, primeiro porque mais pessoas ficam conhecendo nossas pesquisas, nossas preocupações e como lidamos com elas, e segundo porque quando nossos alunos ensinam a vocês, estão fortalecendo o aprendizado e assim, estão, sem perceber, se tornando melhores profissionais e qualificando para enfrentar o mercado de trabalho. Assim, perguntem, explorem nossos Orientados, será um prazer ensinar", finalizou.

Os estudantes da Universidade de Rio Verde são alunos do Professor Doutor Gilmar de Oliveira Santos, que realizou seu mestrado em Sistemas de Produção Vegetal na UNESP Ilha Solteira, orientado pelo professor Dr. Fernando Tangerino, também passou pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

Confira aqui o after movie da visita doas alunos da Universidade de Rio Verde.