Boletim Semanal do Clima

Alunos do NEP Objetivo visitam Núcleo de Apoio Computacional a Irrigação (NACI)

Hoje, 27 de setembro de 2011, o Núcleo Educacional Pitágoras de Ilha Solteira, conhecido como NEP Objetivo, esteve presente no Núcleo de Apoio a Computação Irrigada - NACI na Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira para que os alunos possam conhecer na prática como funciona o monitoramento climático da região noroeste paulista em tempo real.

A visita faz parte do complemento do assunto de meteorologia básica que os alunos tem visto em sala de aula. De acordo com a estudante de biologia Érica Cristina os alunos irão realizar um trabalho de verificação da confiabilidade das previsões do tempo, onde os dados disponibilizados pela Área de Hidráulica e Irrigação (AHI) servirão de base para relacionar qual a fonte seria mais próxima da realidade, uma vez que os dados da AHI demonstram o que realmente aconteceu.

Acompanhado pelos Mestrandos Gilmar Oliveira Santos e Diego Gonçalves Feitosa, os alunos tiveram uma palestra inicial tratando-se da finalidade de se monitorar o clima, quais os sensores utilizados e posteriormente como processar estes dados.

Ao término, os palestrantes demonstraram na prática como se dá a coleta de dados, apresentando os sensores.

“É muito gratificante ver o interesse dos alunos, ainda mais que surgiram perguntas de elevado nível” conclui Gilmar Oliveira Santos.

Os dados climáticos da região noroeste paulista apresentas aos alunos podem ser acessados partir do clima.feis.unesp.br. Desde já, nos colocamos à disposição da sociedade.