Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | Irriga-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Apesar da seca, Prefeitura não vê colapso no abastecimento de água
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Apesar do baixo nível do reservatório da usina de Ilha Solteira, que chegou ao volume útil de 0% na última quarta-feira (25), ainda não há risco de colapso no abastecimento de água em Ilha Solteira.

O Jornal A Voz do Povo apurou que, por enquanto, a Prefeitura ainda não trabalha com o risco de desabastecimento e ainda não adotou nenhuma medida visando a economia de água. A captação no rio Paraná continua sendo feita normalmente, assim como a distribuição para as residências.


0% - A falta de chuva colocou os reservatórios das usinas de Ilha Solteira e Três Irmãos, em Pereira Barreto, entre os níveis mais baixos do país. Nesta quarta-feira (25), de acordo com Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), chegou a 0%, o mais baixo do país. No mesmo período no ano passado, o volume útil dos reservatórios era de 80%.

Apesar de ter alcançado 0%, esse número não quer dizer que o rio secou e que a geração de energia será comprometida. A CESP, concessionária responsável por essas hidrelétricas, informou que está trabalhando com a capacidade mínima, mas garante que o fornecimento de energia para quase sete milhões de casas não está comprometido, porque o sistema energético do país é interligado.

De acordo com o professor Fernando Braz Tangerino Hernandez, da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira, após a criação do Canal de Pereira Barreto, o lago das usinas de Ilha Solteira e Três Irmãos passaram a ser um reservatório único. “A ONS, ao invés de calcular o volume na linha da boca da turbina, passou a calcular a navegabilidade da hidrovia no canal, que neste caso está em 0%. Mas isso ainda não prejudica a geração de energia, mas é preocupante”, explicou Tangerino.

A diminuição do volume do reservatório também já prejudica os agricultores que utilizam a irrigação para aumentar a produção de suas culturas e os produtores de peixes em tanques-redes. “Os agricultores estão tendo que ampliar o sistema para buscar água para a irrigação. Já os psicultores estão tendo que mudar os tanques de lugar, buscando áreas mais profundas do rio. E isso aumenta o custo. E dificilmente esse gasto vai ser compensado”, disse Tangerino.

O transporte de carga pela Hidrovia Tietê-Paraná também já foi paralisado.

 

 



A Voz do Povo, Edição 1406 Ano XIII, pág 3, 02 de Julho de 2014

Ilha de Notícias, 03 de Julho de 2014

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA