Podcast UNESP: Capacitação de irrigantes e técnicos é viabilizada pela agência nacional de águas

A Web Rádio Água e o Podcast Unesp - projeto desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e Imprensa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - mantém uma parceria para intercâmbio de conteúdos.

Nesta semana, Fernando Braz Tangerino, professor da Unesp de Ilha Solteira, esclarece detalhes do curso "Manejo da Irrigação: Quando, Quanto e Como Irrigar?" que está sendo oferecido pela Unesp, Agência Nacional de Águas (ANA) e Instituto Inovagri.

"A Agência Nacional de Águas (ANA), é o órgão federal responsável por toda a gestão de recursos hídricos do País, e define o seu negócio como o de promover o uso sustentável da água. A irrigação promove a produção de alimentos em um ambiente de segurança hídrica e garante o desenvolvimento socioeconômico às regiões pelo seus efeitos multiplicadores. Assim, no dia 12 e 13 de maio, a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira se une em parceria com a ANA e com o Instituto Inovagri, para promover mais uma etapa do programa de cursos em manejos de irrigação, quem vem acontecendo em todo o Brasil nas áreas consideradas estratégicas. O objetivo é fornecer aos produtores rurais, irrigantes, extensionistas, técnicos e profissionais, capacitação sobre a necessidade e importância do correto manejo da irrigação. O participante conhecerá técnicas modernas de manejo da irrigação, que vem sendo cada vez mais inseridas nos principais polos de agricultura irrigada, utilizando ferramentas eficientes e precisas para o melhor uso da água. Respondendo a três perguntas pertinentes que dá nome ao curso: quando, quanto e como irrigar?"

Tangerino aponta a relevância da capacitação:

"Esta é mais uma grande oportunidade, não somente para os irrigantes aprenderem e se conscientizarem da necessidade de implantarem programas que possibilitem a aplicação da água no momento e na quantidade certa, segundo as necessidades das plantas, e assim aumentando a lucratividade das suas lavouras tendo em vista o aumento dos custos da energia e escassez hídrica. Mas também a fragilidade e o risco de se fazer uma 'agricultura de sequeiro'. É necessário investimentos em sistemas de irrigação para garantir a sustentabilidade do negócio de produção de alimentos e temos um grande potencial para este investimento no Noroeste Paulista. Com o inverno mais ameno e as maiores taxas de evapotranspiração do estado de São Paulo, se por uma lado essa condição é excelente para a diversificação de culturas a ser instalado ao longo do ano, as chuvas irregulares leva a oito meses de déficit hídrico aqui no Noroeste Paulista. O que torna o uso de sistemas de irrigação fundamental para minimizar os riscos climáticos e aumentar as chances de obter a produtividade potencial das culturas irrigadas. O Noroeste Paulista irriga muito pouco perto do seu potencial. A área irrigada por pivô central em 2015 era de apenas 13.300 hectares e precisa crescer a taxas maiores que as apresentadas nos últimos 15 anos. E este curso viabilizado pela ANA, Inovagri e UNESP será mais uma oportunidade para discutir a agricultura irrigada na região e uso racional da água, que promove o menor curso de produção e o aumento da rentabilidade das culturas".

Web Radio Água, 13 de maio de 2016.