Pesquisas da Unesp sobre produtividade da água são apresentadas na Escócia

Confira o Podcast clicando aqui!

O Podcast Unesp em parceira com a área de Hidráulica e Irrigação do campus de Ilha Solteira da Unesp, publica semanalmente noticiário sobre agricultura irrigada e agroclimatologia. O objetivo é orientar as formas de manejo racional da água e energia. Fernando Braz Tangerino, professor da Unesp de Ilha Solteira, faz um panorama do congresso SPIE Remote Sensing, realizado em Edimburgo na Escócia.

“Chegou hoje aqui, de Edimburgo, na Escócia, o SPIE Remote Sensing, um evento que reúne os principais pesquisadores do mundo, que utilizam dados provenientes do espaço, para serem utilizados nas mais diversas atividades ligadas a economia, meio ambiente, agricultora, recursos hídricos, defesa, entre tantas aplicações, claro que a água recebe a maior parte das atenções, tanto na avaliação da quantidade quanto da qualidade. Combinamos imagens de satélite. Os dados provenientes da rede meteorológica do Noroeste Paulista que subsidia tanto as pesquisas como a população geral quando de forma de forma livre e gratuita, disponibiliza no canal clima da Unesp Ilha Solteira, novas variáveis climáticas da região a cada cinco minutos. Nossas pesquisas envolvem estimativas do consumo de água pelas diferentes plantas do Noroeste Paulista e usando a máxima eficiência do uso da água mas também usamos indicadores dos desempenhos agronômicos de agrometeorológicos para subsidiar o uso racional da água e avaliar como ela está sendo usada em uma propriedade, uma bacia hidrográfica, em um município ou em região inteira”.

Tangerino aponta a relevância da participação da Unesp no evento.

“A participação da área de Hidráulica e Irrigação da Unesp Ilha Solteira foi importante, porque além de nos sintonizar com as mais atuais pesquisas, evidencia o acerto e o amadurecimento da parceria formada com a Embrapa, que permitiu a ampliação do monitoramento climático do Noroeste Paulista, proporcionando um ganho significativo das pesquisas no uso da água na agricultura. Estão disponíveis os resultados das pesquisas apresentadas que mostram o balanço de energia após a ampliação da área urbana e da chegada da cana, na microbacia do córrego do Ipê, em Ilha Solteira. Na microbacia do córrego cabeceira cumprida, comprovamos que o elevado consumo de água pela espécie Tifa, comumente chamada Taboa, estabelece o uso competitivo pela água para o consumo da população de Santa Fé do Sul e ainda qual a produtividade da água em bacias hidrográficas de Pereira Barreto, utilizadas para a produção de alimentos. Produtividade da água é a palavra-chave usada por pesquisadores do mundo todo para avaliar o quão eficiente está o uso da água através da relação entre a produção de biomassa e a água utilizada. O pesquisador Eliberto Teixeira também mostrou que nos anos de 2013 e 2014, em média, os municípios de Bubulina e Paranapuã, foram os que mais converteram água em biomassa com 2,6 kgs de biomassa, para cada mil litros de água, enquanto Ilha Solteira, Pereira Barreto e Rubineia, apresentaram os menores indicadores ficando com 2,2 kgs por metro cúbico. Como resultado da baixa área irrigada na região mesmo com a elevada disponibilidade de água superficial. Áreas irrigadas no mesmo período e na mesma região chegaram a produzir 8,2 kgs por metro cúbico com média de 7 kgs por metro cúbico. Para um melhor desenvolvimento socioeconômico da região e melhor uso da água esperamos que ocorra novos investimentos em sistemas de irrigação”.

Web Radio Água, 04 de outubro de 2016.