WINOTEC
I Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação
&
I Conferência sobre Recursos Hidrícos do Semi-Árido Brasileiro

Notícias da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira


RECURSOS HÍDRICOS E IRRIGAÇÃO É TEMA DE WORKSHOP INTERNACIONAL

Professor da UNESP Ilha Solteira faz palestra sobre “Perspectivas e desafios da irrigação”

O I Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação - WINOTEC & o I Conferência sobre Recursos Hídricos do Semi-Árido Brasileiro realizado na semana passada, de 26 a 28 de setembro de 2007 em Sobral-CE, reuniu especialistas americanos, franceses, portugueses e brasileiros de diferentes instituições para discutir o atual “estado da ate” da irrigação e dos recursos hídricos e apontar cenários futuros.

O evento realizado no Ceará teve como destaque reunir pela primeira vez em um mesmo evento os três maiores especialistas do mundo em estudos sobre evapotranspiração. Christopher Neale da Utah State University (EUA), Richard G. Allen da University of Idaho (EUA) e Luis Santos Pereira da Universidade Técnica de Lisboa (Portugal) são autores dos principais livros e trabalhos sobre a estimativa das necessidades de água das diferentes culturas e do planejamento do uso da água para a agricultura através do uso de estações agrometeorológicas e de satélites.

O Professor Fernando Braz Tangerino Hernandez da UNESP Ilha Solteira foi o único representante da UNESP no Workshop e fez palestra sobre “Perspectivas e desafios da irrigação” para uma platéia mais de 400 pessoas interessadas em saber como o uso da irrigação pode ajudar no desenvolvimento sócio-econômico de uma região e quais as perspectivas do mercado de trabalho para os que trabalham com agricultura irrigada.

Como uma abordagem inicialmente histórica, o Professor Tangerino mostrou como o uso da irrigação ajudou os diferentes países a se desenvolverem, avançou pelos déficits hídricos e seus efeitos na produção e analisou os desafios que todos os profissionais que trabalham na cadeia da agricultura irrigada têm pela frente, ou seja, os fabricantes, os projetistas, as revendas de equipamentos, os Técnicos de campo e os produtores rurais. “Um dos desafios a serem vencidos é fazer com que os profissionais que atuam antes da porteira convençam agropecuaristas a se tornarem irrigantes. Outro desfio é transformar dados em informação, pois as técnicas temos todas à nossa disposição, mas muitas vezes elas não chegam até o irrigante que acaba não tirando a máxima produtividade que a irrigação proporciona”.

Também durante o evento foi mostrado aos participantes o Laboratório de Ensaios em Equipamentos de Irrigação da FATEC Sobral, o único do Brasil Certificado pelo INMETRO para ensaios de emissores de irrigação.

Participaram também do WINOTEC como palestrantes os seguintes especialistas e instituições: Francisco de Souza (UFC), José Antônio Frizzone (ESALQ/USP), Francisco Lopes Viana (ANA), José Nilson Bezerra Campos (UFC), Rubens Duarte Coelho (ESALQ/USP), Pedro Oliveira Garcia (ABNT), Bernardo Barbosa da Silva (UFCG), Antonio Domingues Felix (ANA), João Carlos Atunes de Souza (INMETRO), Francisco Suetônio Bastos Mota (UFC), Carlos Augusto (ABIMAQ), Regine Helena Silva dos Fernandes Vieira (UFC), Bruno Molle (CEMAGREF, França), Vera Lucia Antunes de Lima (UFCG), Beatriz Susana Ovruski de Ceballos (UEPB), Hans Raj Gheyi (UFCG) e Ariosto Holanda (Deputado Federal).

A promoção do WINOTEC esteve a cargo da FATEC, CENTEC e Instituto Inovagri e a Coordenação esteve a cargo de Manoel Valnir Junior (FATEC Sobral), Silvio Carlos Ribeiro Vieira Lima (FATEC Sobral/INOVAGRI) e Raimundo Rodrigues Gomes Filho (FATEC Limoeiro do Norte).

 
 
PALESTRA DE FERNANDO TANGERINO
CLICK NAS FOTOS PARA AMPLIA-LAS