|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Uso e Ocupação do Solo e Monitoramento dos Recursos Hídricos na Microbacia do Córrego do Ipê, Ilha Solteira, SP
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Defesa de Dissertação de Mestrado de Gilmar Oliveira Santos foi realizada no dia 03 de fevereiro de 2012 |
|
Programa
de Pós-Graduação em Agronomia - Área de
Concentração em Sistemas de Produção
Orientado: Gilmar Oliveira Santos
Formação: Engenheiro Ambiental
Nível: Mestrado - Faculdade
de Engenharia de Ilha Solteira - UNESP
Período: 09 de janeiro 2010 a 03 de fevereiro de 2012.
Dissertação: Uso e Ocupação do Solo e Monitoramento dos Recursos Hídricos na Microbacia do Córrego do Ipê, Ilha Solteira, SP.
Defesa: 03 de fevereiro de 2012 ás 14:00 hs no Anfiteatro da Biblioteca da UNESP Ilha Solteira.
Banca:
1. Prof. Dr.
Fernando Braz Tangerino Hernandez (Orientador), Departamento
de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos / Faculdade
de Engenharia de Ilha Solteira
2. Prof. Dr. Luiz Sergio Vanzela - Professor Doutor da Fundação Educacional de Fernandópolis.
3. Prof. Dr. Maurício Augusto Leite - Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos / Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira.
Financiamento: CNPq (Número do processo: 134567/2010-2) - Fundo Estadual de Recursos
Hídricos - FEHIDRO (CBH-SJD, Contrato 161/2006 - Empreendimento
SJD-133)
Resumo:O Brasil possui um grande potencial hídrico, porém, apresenta deficiência em termos de monitoramento qualitativo e quantitativo das águas e conhecimento do entorno que possam acarretar em impactos ambientais. Assim, este trabalho teve como propósito apresentar o monitoramento qualitativo e quantitativo das águas para fins de irrigação e as influências ocasionadas pelo uso e ocupação do solo na microbacia do córrego do Ipê, município de Ilha Solteira, noroeste do Estado de São Paulo. Determinou-se o uso e ocupação do solo nos anos de 1978 e 2011 a partir de fotografias aéreas e por fusão de imagens de satélite CBERS 2B HRC e Landsat-5, respectivamente. Os períodos de análise qualitativos das águas foram realizados de 2006 a 2011 e quantitativo de 2009 a 2011. Foram georreferenciado quatro pontos de monitoramento na microbacia. Para constatar as influências utilizou-se a correlação de Pearson. A microbacia apresentou drástica mudança de uso e ocupação do solo, sendo o predomínio da pastagem dando lugar a cultura da cana-de-açúcar, que em ambas as análises obteve-se mais de 62% das áreas de preservação permanente em conflito com uso antrópico. O ferro total foi o parâmetro que apresentou maior poder de geração de danos aos sistemas de irrigação e os coliformes fecais e totais apresentaram valores preocupantes, principalmente nos pontos 3 e 4 de monitoramento, influenciando o desempenho dos sistemas de irrigação e impactando no consumo e em alimentos in natura. O manancial apresentou disponibilidade hídrica acima da Q7,10 durante todo o período de monitoramento. As reduzidas áreas de preservação permanente, a má conservação do solo e a expansão desordenada das áreas urbanas resultaram na deterioração da qualidade e disponibilidade hídrica, gerando impactos sócio-econômico e ambiental a região, uma vez que parte da microbacia é áreas de interesse estratégico para a expansão urbana prevista pelo Plano Diretor Municipal e ao mesmo tempo potencial de crescimento da agricultura irrigada.
:: Download da Dissertação
:: Conheça um pouco mais do projeto
|
|
|
|
|