Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | Irriga-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

Boletim Semanal do Clima

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TECNOLOGIAS APLICADAS À GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No dia 16 de março de 2011, o Professor Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, esteve em Fernandópolis - SP proferindo a palestra "Tecnologias aplicadas à gestão dos recursos hídricos".

O Professor Fernando Braz Tangerino Hernandez também foi Banca do Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos Eduardo Leite Gulo e Marcelo Correa dos Santos, sob Orientação de Luiz Sergio Vanzela com o título de "Vazão e transporte de sedimentos em bacias hidrográficas do município de Fernandópolis - SP".

As participações integram as atividades da VII Simpósio de Iniciação Científica da FEF - Fundação Educacional de Fernandópolis que ocorreu na semana de 14 a 18 de março de 2011, sob Coordenação de Luiz Sérgio Vanzela, que foi Orientado da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e hoje é Coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da FEF.

Segundo Vanzela, o principal objetivo do Simpósio "é gerar pesquisa científica que auxilie a sociedade em suas diversas áreas como, por exemplo, saúde, meio ambiente, educação, na resolução e investigação de problemas ou na elaboração de projetos".

A noite do dia 16 de março foi aberta com a interessante palestra do Pesquisador Gabriel Constantino Blain, do Instituto Agronômico de Campinas (Centro de Ecofisiologia e Biofísica), que discutiu aspectos que provam ou não a real existência do tão temido "Efeito estufa" e a eventual mudança climática no Estado de São Paulo. De acordo com pesquisas realizadas por Blain, no Estado de São Paulo, foram analisados dados de várias cidades desde a década de 20 sobre precipitação e temperatura. Em relação à precipitação, a variabilidade é muito alta, mesmo em localidades muito próximas, porém há um atraso no início das épocas chuvosas em todas as localidades, indiferente de época e velocidade de urbanização, "o que indica que pode ser que se tenha uma influência de um possível aquecimento global, tanto porque a intensidade e freqüência de chuvas no estado de São Paulo têm sido elevadas". Já as variáveis de temperatura, se vistas em escalas anuais, não indicam aquecimento global, porém se vistas em escala mensal, segundo o Pesquisador "pode-se chegar a uma conclusão bastante favorável a existência do efeito estufa, sendo que o mês de abril tem uma tendência de elevação sempre em anos próximaos (as temperaturas máximas tem menos tendência de elevação do que as temperaturas mínimas), a partir do ano de 82, em todas as localidades que conseqüentemente tiveram sua urbanização em diferente escala. Para o Pesquisador, o o grande desafio das pesquisas é descobrir se há uma freqüência nessas elevações de tempos em tempos ou se está havendo mesmo uma elevação constante da temperatura. "Esses índices ainda não foram descobertos, pois há falta de dados anteriores à década de 20, mas, como os estudos e o monitoramento dos dados climáticos continuam, dentro de algumas décadas talvez consigamos a tão esperada resposta".

Na sequência o o Professor Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira iniciou sua palestra sobre "Tecnologias aplicadas à gestão dos recursos hídricos" dividindo sua apresentação sobre a importância de quatro grandes assuntos relacionados à tecnologia e ao sucesso profissional: Hardware (equipamentos), Software, Recursos Humanos qualificados e envolvimento em atividades de Extensão.

A maioria dos presentes eram estudantes de Engenharia Ambiental, mas estudantes de outros cursos também estavam presentes e o Professor Fernando Tangerino então discutiu os elementos essenciais para o sucesso profissional frente à exigências atuais do mercado de trabalho.

Discutindo antes alguns temas ambientais e situações onde profissionais são necessários para que os empreendimentos tenham a aprovação ou a gestão e também algumas fragilidades ambientais, em torno das mudanças do mundo, desastres naturais e catástrofes ambientais. Exigências da legislação, Outorga do uso da água, a importância dos Comitês de Bacias Hidrográficas, entre outros temas mereceram a atenção e discussão.

Em relação aos equipamentos (hardware) que Engenheiros devem saber operar estão dataloggers
, sensores para as variáveis climáticas, molinetes para a medição de vazão, computadores e equipamentos para análises da qualidade da água são fundamentais.

Entre os softwares cujo conhecimento é necessário para os Engenheiros estão planilhas eletrônicas, banco de dados, software de GIS e de sensoriamento remoto para trabalhar com imagens de satélite e geocordenadas e um aplicativo de CAD são fundamentais, sendo mostradas algumas aplicações feitas por este softwares nos trabalhos da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

Em relação ao gerenciamento dos recursos humanos e dos equipamentos foram mostrados exemplos brasileiros e internacionais ligados aos desafios da legislação ambiental, em especial ligados ao fornecimento de água e a sua qualidade, onde os desafios se tornam oportunidades.

No fechamento da palestra o Professor Fernando Tangerino deixou claro que cada vez mais há a necessidade da implantação de diferentes sistemas de monitoramento hidroagrícola e ambiental e para tanto, bons profissionais serão cada vez mais exigidos e destacou as ações de extensão e pesquisa desenvolvidas por sua equipe e como a participação, envolvimento e comprometimento destes podem ajudar na formação sólida dos profissionais, lembrando e incentivando aos alunos a participarem de programas de estágios durantea sua formação profissional.

A palestra, muito dinâmica, despertou os alunos à sua auto-qualificação num mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Nesse dia de palestras, haviam alunos de Graduação e Pós-Graduação dos cursos de Agronomia, Geografia e Engenharia Ambiental, além de pesquisadores, professores, funcionários da Fundação e parte da equipe da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira esteve presente também, acompanhando o Professor Fernando Braz Tangerino Hernandez.

Download Apresentação

CLICK NAS FOTOS PARA AMPLIA - LAS
Pesquisador Gabriel Constantino Blain, do Instituto Agronômico de Campinas (Centro de Ecofisiologia e Biofísica)
Professor Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira
Professor Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira
Platéia com Gabriel, Vanzela e Ronaldo no primeiro plano. Atrás Diego e Tamiris eram só atenção! Gilmar amis ao fundo e a Equipe prestigiando a palestra!
Luiz Sergio Vanzela, que já fez Mestrado e Doutorado na AHI.
Gilmar, sortudo, ganhou o brinde!
Gilmar, sortudo, ganhou o brinde!
Equipe AHI: Diego, Tamiris, Renato, Jean, Tangerino e Ronaldo.
Equipe AHI: Diego, Tamiris, Renato, Jean, Tangerino e Ronaldo. E Gabriel que ajudou a abrilhantar a noite!
Equipe AHI: Diego, Tamiris, Renato, Jean, Tangerino e Ronaldo. E Gabriel que ajudou a abrilhantar a noite!
     

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA