Alunos do curso de Meio Ambiente da ETEC visitam a UNESP

A Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp Ilha Solteira (AHI) recebeu dia 21 de novembro a visita dos estudantes do 2º Módulo do curso de Meio Ambiente da Escola Técnica Estadual de Ilha Solteira. Foi uma visita técnica promovida pela professora Liliane Guimarães em que foram abordadas os temas mudanças climáticas, os fatores da atmosfera que interferem no clima e ainda os sensores e equipamentos utilizados pela Unesp para monitorar o clima na região através da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista.

Logo que chegaram os estudantes foram recepcionados no Laboratório de Hidráulica e Irrigação da Unesp Ilha Solteira, onde foi apresentada as atividades, a infra estrutura disponível e os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos sob coordenação do Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez e sua equipe composta por alunos de diferentes cursos de Graduação e de Pós-Graduação. Neste primeiro contato os alunos puderam se familiarizar com as atuações da AHI para depois verem de perto os sensores que compõem as estações da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista e a parte visível dos dados coletados através do Canal CLIMA da Unesp Ilha Solteira. Os estudantes puderam conhecer cada equipamento e sua função específica.

A seguir, já no NACI - Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação, foi explicado aos visitantes o processo de monitoramento das variáveis climáticas, desde a captação dos dados nas oito estações agrometeorológicas automáticas com leitura a cada 10 segundos, até a disponibilização gratuita desses dados no Canal Clima da Unesp na internet em http://clima.feis.unesp.br, com atualização a cada 5 minutos.

Também foi mostrado os demais canais de comunicação utilizados pela Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp para disseminar o conhecimento e democratizar as informações geradas pela pesquisa em agricultura irrigada e temas correlatos como: canal da irrigação, Blog, página no Facebook, Canal no YouTube e o IRRIGA-L. Para familiarizar os alunos no uso das informações climáticas, em frente dos computadores do NACI e após acessarem o canal CLIMA foi sugerido que encontrassem algumas informações e os alunos não tiveram dificuldades, demorando em média 1 minuto para encontrar os dados solicitados, comprovando "o quão amigável é o Canal, podendo ser facilmente utilizado", ressaltou Rafael Biazotto, Bolsista de Extensão.

Já na parte final foi mostrada a ligação entre os dados do clima e o as mudanças no meio ambiente usando como exemplo os resultados da Tese de Doutorado "Indicadores ambientais e planejamento integrado dos recursos hídricos na microbacia do córrego do Coqueiro" recentemente defendida por Renato Franco, que contou com a colaboração na recepção dos estudantes de Rafael Biazotto e Daniel Noe, sendo possível exemplificar de que forma as variações e registros climáticos podem ser utilizados no estudo dos fenômenos ligados ao solo e à agricultura irrigada.

Para Tangerino, "é sempre com grande satisfação que recebemos todos os que nos visitam, pois é mais uma forma de democratizar o conhecimento e a informação, contribuir para a modernização na nossa agropecuária e ainda na conscientização e preservação do meio ambiente, unindo ensino, pesquisa e extensão".

Jornal Impacto Online, 22 de novembro de 2012.
Portal da UNESP
, 23 de novembro de 2012.
Folha Cidade, Ano III, Número 126, 24 de novembro de 2012, p.07.
www.ilhadenoticias.com.br, 10 de dezembro de 2012.

Veja aqui o registro fotográfico da visita!