PIVÔ CENTRAL NO CERRADO

Aula de 10 de setembro de 2012 - Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão - Cerrado

Nesta aula os alunos da disciplina de Irrigação e Drenagem do curso de Agronomia puderam conferir em campo a estação de bombeamento dotada de bomba "booster" (associação de bombas em série) e em detalhes os sistemas de irrigação por aspersão tipo pivô central.

Foram verificados os materiais que compõe a tubulação (aço galvanizado, flanges), cuidados para evitar cavitação e golpe de ariete e detalhes de cada peça do pivô central. Também detalhes de projeto e o efeito do vento e do solo na seleção e dimensionamento do equipamento foram abordados, bem como a operação e movimentação do pivô central, que irriga uma área de 40 hectares.

Cavitação, NPSH, Golpe de Ariete e estruturas de segurança e demais peças foram temas da aula que ainda contou a observação e explicações sobre aspersão convencional com canhão e carretel enrolador, todos em operação durante a aula.

Sobre pivô central, temos a história do seu desenvolvimento e mais detalhes do equipamento disponível na postagem "Pivô central: história e características" e também muito mais sobre os sistemas de irrigação em "Sistemas de Irrigação para Todos os Fins" e também nos Anais do curso de Capacitação em Agricultura Irrigada. Consulte também a Bibliografia da disciplina para conhecer os livros que auxiliarão à conhecer mais sobre os equipamentos de irrigação.

Veja mais fotos no canal GALERIA e as aulas práticas dos semestres anteriores. Listas de exercícios também estão à disposição dos estudantes e interessados em geral.

E o nosso canal no You Tube traz explicações sobre pivô central obtidas em visitas técnicas e muito mais!

CLICK NAS FOTOS PARA AMPLIA - LAS

Pod Irrigar: O Pod Cast semanal da agricultura irrigada na UNESP