QUALIDADE E DISPONIBILIDADE DE ÁGUA

UNESP Ilha Solteira - Área de Hidráulica e Irrigação

Fernando Braz Tangerino Hernandez

VII ENCONTRO ESTADUAL DE SANEAMENTO AMBIENTAL 20 e 21 de JUNHO de 2007 - LINS -SP

Aconteceu em Lins nos dias 20 e 21 de junho o VII Encontro Estadual de Saneamento Ambiental, onde técnicas de tratamento e reuso do esgoto, macrodrenagem, equipamentos para medição de vazão e disponibilidade e qualidade da água para irrigação, entre outros temas estiveram em debate no evento que teve como promotores a Associação dos Engenheiros da SABESP - Pólo Lins e aconteceu no Blue Tree Park Lins.

ÁGUA PARA TODOS
Um dos temas abordados foi a qualidade e disponibilidade da água para irrigação, técnica consagrada para se garantir e aumentar a produção agrícola. Para se fazer irrigação, água em abundância e em qualidade é necessária e como está a utilização destes recursos na região oeste paulista foi abordado durante o evento pelo Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, Coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação e Chefe do DEFERS da UNESP Ilha Solteira no dia 20 de junho, a partir das 17 horas. Em sua palestra o Prof. Tangerino teve como objetivo divulgar e mostrar a interação entre as atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pela sua equipe e seus desdobramentos no cotidiano das pessoas, notadamente dos irrigantes ou futuros irrigantes, abordando inclusive a legislação ambiental e de recursos hídricos em vigência.

Com taxa crescente da demanda por água de boa qualidade, muitas vezes superior àquela da renovação promovida pelo ciclo hidrológico, medidas concretas são necessárias para que se possa implementar mais áreas irrigadas. Esse crescimento tende a se tornar uma das maiores pressões do ser humano sobre os recursos naturais do planeta, neste século. A água, ante a sua escassez, deixou de ser considerada um recurso finito e ganhou valor econômico, caminhando para uma commodity.

"As questões de conservação do solo e dos mananciais, o conceito de de produtor de água, o uso adequado da água através de bons projetos e aplicação da água no momento e na quantidade certa, a legislação que contempla a Outorga e agora a Resolução 369/2006 do CONAMA afetam diretamente o uso, a oferta e a qualidade da água e precisam ser discutidas e um trabalho de conscientização de todos os usuários deve ser praticado com ênfase", é a opinião do Professor Fernando Tangerino, da UNESP. Que acrescenta, "sendo o Brasil detentor de 13,7% de toda a água doce do planeta, muitos acreditam que somos privilegiados e acabam tendo postura perdurária no seu uso e se esquecem que 68,5% destes recursos estão na região Norte, onde residem apenas 7% da população".

TEXTOS ADICIONAIS: ÁGUA PARA TODOS, ÁGUA, O RECURSO MAIS IMPORTANTE PARA A VIDA e ÁGUA OU PETRÓLEO: O QUE VALE MAIS?

 
CLICK NAS FOTOS PARA AMPLIA-LAS